Para promover a adoção da sustentabilidade nos empreendimentos, o sistema LiderA criou a figura dos assessores, ou seja, conhecedores do sistema LiderA, os quais, de forma parcial ou integrada, funcionam como facilitadores da procura de sustentabilidade da construção, junto dos promotores, projetistas e outros agentes-chave.

As principais atividades do facilitador (assessor) são: atuar como consultor junto do cliente, contribuindo para avaliar o âmbito, identificar as possibilidades de soluções sustentáveis, analisar a sua viabilidade, facilitar o desenvolvimento de soluções sustentáveis, proceder a reuniões integradoras, pré-avaliar o posicionamento ambiental e efetuar recomendações, organizar as evidências para a certificação, responder às questões do verificador e garantir a conformidade com o código de conduta do LiderA.
 
Os assessores do Sistema LiderA devem conhecer a abordagem, as vertentes, as áreas e os critérios definidos no sistema, para avaliar a dimensão ambiental da sustentabilidade da construção (versão edificado), bem como a função e forma de proceder.
 
No sentido de formar e fomentar os conhecimentos e possibilidades de aplicação dos conceitos de construção sustentável segundo o sistema LiderA, têm vindo a ser efetuados desde 2006, Cursos de Assessores. 
 
A boa realização do curso pelo participante, aprovação nos requisitos de avaliação, igual ou superior a 80 % e aceitação do Código Deontológico do Sistema LiderA, permite fazer parte da lista de assessores (nível 1), que seguidamente se apresenta por ordem alfabética. 

O acompanhamento e experiência de assessoria em casos certificados permite evoluir de nível.
 

Código Deontológico de Assessores

Lista de Assessores

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2019 LiderA