O sistema LiderA assenta no conceito de reposicionar o ambiente na construção, na perspetiva da sustentabilidade, assumindo-se como um sistema para liderar pelo ambiente ao longo do ciclo de vida.

O sistema proposto aplica-se nas diferentes fases de desenvolvimento do ciclo de vida do empreendimento: (1) da ideia ao plano; (2) projeto, (3) construção nova, (4) operação e (5) reabilitação/demolição.
 
A versão atual disponível é a versão 4, que pode ser aplicada a diferentes tipologias (residencial, turismo, comercial e outros serviços) desde a moradia ao edifício e à zona ou empreendimento.

Quem usualmente o utiliza?

Promotores, Municípios, Projetistas, Empreiteiros, Gestores do Empreendimento, Clientes e Utentes dos Ambientes Construídos.

Como se organiza?

Dispõe de um conjunto de seis princípios de bom desempenho ambiental (integração local (habitat), recursos (fluxos), gestão das cargas ambientais (emissões), qualidade do serviço e resiliência, vivências socioeconómicas e uso sustentável), traduzidos em 20 áreas e 40 critérios programáticos (programas), nos quais se avalia os ambientes construídos em função do seu desempenho, no caminho para a sustentabilidade.

Que níveis dispõe?

O sistema classifica o desempenho de 0 a 10, traduzido em letras G a A (até A+++), sendo que o nível 1 ou E representa a prática atual (ou de referência) e o nível 2 ou A corresponde, em muitos critérios, a um desempenho cerca de 50 % superior ao nível E, sendo o nível A+ um Fator 4 (75 % superior ao nível E), o nível A++ um Fator 10 (90 % superior ao nível E). Em casos excecionais pode ser atribuído o nível A+++, representativo de um estado regenerativo.

 

Valor final

As vinte (20) áreas e quarenta (40) critérios programáticos dispõem de uma ponderação atribuída que permite suportar o cálculo do grau de desempenho agregado na mesma escala de 0 a 10.

 
Uma breve apresentação da versão 4 é disponibilizada aqui (6 páginas).


A explicação do sistema está disponível na norma LiderA V4 (documento 40 páginas).
 

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2019 LiderA