O sistema LiderA, sua abordagem e aplicação tem vindo a ser objeto de publicações e apresentações sendo de referir um livro sobre Ambiente e Construção Sustentável (2006), Imobiliário Sustentável (2014), dezenas de teses mestrado e algumas de doutoramento, bem como vários documentos.

Abordagem, vertentes, áreas e critérios do LiderA

capa_folheto.JPG

Explicação sumária da abordagem do LiderA (1 Mb)

capa_apresentacaogeral.JPG

Apresentação geral do LiderA (Norma dos princípios programáticos) (1 Mb)

Manual para projectos de licenciamento com sustentabilidade segundo o Sistema LiderA

Síntese das abordagens - Volume I (19 Mb)

O Manual é composto por um conjunto de quatro volumes: volume (I) de Síntese e mais três volumes que precisam a proposta da aplicação da abordagem do Sistema LiderA até ao licenciamento, ou seja, Programa Preliminar e Estudos de Base (II); Projecto de Licenciamento (III) e Anexos - Desenhos Técnicos (IV).

Ambiente e Construção Sustentável

capa_livro.JPG

Ambiente e Construção Sustentável (2,3 Mb)

Citar como: Pinheiro, Manuel Duarte,  (2006). Ambiente e Construção Sustentável, Agência Portuguesa do Ambiente / Instituto do Ambiente, 240 p., (Conselho Científico: Prof. Francisco Nunes Correia, Prof. Fernando Branco, Prof. Manuel Correia Guedes) Lisboa, (ISBN 972-8577-32-X). 

O livro sobre "Ambiente e Construção Sustentável", da autoria de Manuel Duarte Pinheiro, apresenta as abordagens, estratégias e critérios ambientais a considerar na procura da criação de um ambiente construído saudável, baseado nos princípios ecológicos. Tal constitui a base da construção sustentável, com especial destaque para o edificado, onde se sugere um conjunto de critérios ambientais a considerar na procura da sustentabilidade na construção, incluindo a introdução ao sistema LiderA. 

É de destacar ainda a Tese de: Pinheiro, Manuel Duarte (2008). Sistemas de Gestão Ambiental na Construção Sustentável. Tese Doutoramento em Engenharia do Ambiente, Orientador Profº Francisco Nunes Correia e Co-Orientador Profº Fernando Branco, Instituto Superior Técnico, 536 p., Lisboa.

Imobiliário sustentável

*apenas disponível em português

Imobiliário sustentável (2014)

Os edifícios e as atividades que se efetuam são responsáveis por cerca 40 % de consumo de energia (em Portugal e na Europa), mais de 30 % das emissões de carbono e similar valor na incorporação e uso de materiais, tendo por isso um importante peso ambiental.

Orientar bem os edifícios novos não é mais caro e pode ter mais conforto e consumir energia. A mudança no paradigma ambiental (procura de compatibilização com as atividades) associa se a mudança no paradigma imobiliário onde deixa se considerar apenas localização (local, local e local) para procurar ter bom desempenho e preparados para futuro.

O imobiliário sustentável é um resultado de um processo de procura eficiente de bom desempenho ambiental, social e económico, isto é da sustentabilidade, ao longo do ciclo de vida.  Esta abordagem muda o paradigma e é uma oportunidade de criar valor que importa considerar e desenvolver, sendo essencial adoptar esta perspectiva.

O livro publicado pela Vida Imobiliária da autoria de Manuel Duarte Pinheiro com o título "Imobiliário Sustentável - Mudar de paradigma e integrar a sustentabilidade de forma proativa, aborda uma temática da maior atualidade, nomeadamente a sustentabilidade na promoção e gestão imobiliária do edificado, centrando-se na mudança de paradigma hoje em curso no mercado imobiliário.

Destaca-se as tendências existentes, nomeadamente como os edifícios e empreendimentos imobiliários, podem ser desenvolvidos para serem mais eficientes, por exemplo terem menores consumos de energia, água, serem mais flexíveis, terem melhor conforto e se possível melhor desempenho económico e social, isto é criarem mais valor.

Lança-se assim o desafio do imobiliário sustentável, com uma proposta de uma grelha de abordagem, propostas de estratégias e soluções, abrangendo a promoção, planeamento e projeto até à locação para a procura de um ambiente construído sustentável ilustrados com exemplos de aplicação nas diferentes fases do ciclo de vida.

     Índice do Livro:

     1. Mudança no paradigma imobiliário

     2. Alterações na oferta e procura

     3. Mudança no paradigma ambiental

     4. Aparecimento da construção sustentável

     5. Certificação energética e sistemas de certificação da sustentabilidade que mudam o mercado

     6. Promoção imobiliária sustentável

     7. Desenvolvendo a sustentabilidade nos imóveis - Do planeamento à construção

     8. Locação e gestão de imóveis sustentáveis

     Exemplo de casos de aplicação abordados no livro:
     Belas Clube de Campo
     Casas Passivas em Ílhavo
     Empire State Building
     Obras de reabilitação da sede do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE)
     Integrar a sustentabilidade na gestão dos condomínios
     Hotel Altis Avenida e a adopção de sistemas de gestão ambiental

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2019 LiderA